Poems of Paulo Eduardo

Peace and Joy slowly coming back to my heart

Textos


PROFESSORES

Somos a única profissão em que um aluno quando te vê na rua te chama para te cumprimentar e a família toda dele apresentar. Já ouviu alguém gritar do outro lado da rua: “Padeiro, dentista, psicólogo, tudo bem? Bom dia, padeiro etc". Não, né?

E quando nos param, nos perguntam: “Lembra-se de mim?” Eu, Paulo Eduardo, já tive mais de 5 mil alunos e geralmente não guardo nomes para ter a minha sanidade mental conservada, mas lembro da escola que frequentaram, se eram bons ou maus alunos e se aprontaram alguma coisa etc.

“O pior” de tudo é quando nos lembram de algo que dissemos a eles e que marcou a vida deles para sempre e ainda acrescentam: “Hoje eu sou professor por sua causa” e você os parabeniza emocionado, mas, sem hipocrisia nenhuma, preocupado e pensando como ele enfrenta tudo o que você enfrentou quando os tempos ainda eram melhores, os alunos respeitavam os docentes muito mais e os pais “jogavam no time dos professores”, eram a favor dos professores quando puniam com tarefas mais duras e notas mais baixas, caso não andassem conforme as regras rígidas da escola. Se despedem e você se sente como se a missão, embora comprida, foi cumprida!

Acho que já posso me aposentar!

 

 Inspirado na palestra do professor Mário Sérgio Cortella

Paulo Eduardo Cardoso Pereira
Enviado por Paulo Eduardo Cardoso Pereira em 18/09/2022
Alterado em 02/04/2024

Site do Escritor criado por Recanto das Letras