Poems of Paulo Eduardo

Peace and Joy slowly coming back to my heart

Textos


Coisas tão simples para o dia a dia...

Eu sei que não estou mencionando nada novo aqui para o pessoal do RL, muitas das/dos quais são muito cultas/os e culturalmente maduras/os. Mas senti vontade de compartilhar (acrescentando em alguns dos itens alguma opinião minha) porque é algo que eu sigo praticamente à risca e psicologicamente (e fisicamente) é um bálsamo que ajuda muito para estarmos mais tranquilos na nossa rotina diária.

 

01- Nunca saia de casa sem arrumar a sua cama.

 

02- Se morar em prédios seguros, deixe as janelas abertas para entrar ar e sol.

 

03- Nunca durma ou saia de casa com louças sujas na pia, principalmente se estiverem com muitos restos de comida. A famosa frase: "Estudos mostram que" a sensação de ver tanta coisa suja passa para o teu cérebro como algo pendente e que deve ser imediatamente feito e você não fica tranquilo enquanto aquela louça suja não for lavada e guardada.

 

04- Não deixe sapatos fora das devidas caixas ou fora da sapateira, para quem tem uma, Para quem tem filhos pequenos, tropeçar em sapatos pode ser um acidente perigoso, à noite, principalmente.

 

05- Não deixe roupas lavadas na máquina por muito tempo, pendure-as no varal tão logo termine a operação da máquina.

 

06- Quando recolhê-las do varal, guarde o que tiver que guardar ou passe o que tiver que passar e guarde também.

 

07- Faça as suas unhas dos pés, das mãos, sobrancelhas pelo menos 3x por mês. Para os homens, corte-as (comentário desnecessário para quem tem vaidade normal e ama o seu próprio corpo, mas estava na lista)

 

08- Tire o pó das estantes de livros (principalmente para quem ama livros, acredito que todos os poetas e poetisas daqui têm amor aos livros) e não deixe de ler aqueles novos que você comprou e ainda não leu, principalmente quando damos a espúria desculpa de que "estamos sem tempo". Infelizmente, o brasileiro lê muito pouco ou quase nada, por preguiça mesmo ou falta de interesse pela cultura em geral.

 

09- Se liberte um pouco das redes sociais, mesmo que a curiosidade seja quase doentia. "Estudos mostram" que jovens adultos e atualmente os próprios adultos, gastam quase 50 horas por mês no Facebook, no Instagram, no Tiktok, Aplicativos de fotos, no WhatsApp e alguns outros. Ler um livro, estudar um idioma ou quem sabe, até compor poesias e sonetos, seria uma excelente opção fora da hipocrisia das redes sociais.

 

10- Não deixe de enviar um simples "bom dia" à pessoa que você ama: mãe, pai, amores, bons amigos. Nunca se sabe o que eles estão passando naquele dia e um simples "bom dia" pode mudar o humor deles. Se a gente ama receber um, a probabilidade deles gostarem também é imensa.

 

11- Caminhadas diárias de alguns quilômetros (de 5 a 10) deixa o corpo enxuto e a corrente sanguínea fluindo a todo vapor. Ainda no mesmo assunto: cuide do seu colesterol, pressão alta, peso dentro da sua altura, pesos em academia para quem passou dos 50 anos pela perda muscular, circunferência abdominal (muito difícil atualmente, mas sempre a metade da sua altura, por exemplo: 1.70cm de altura, a circunferência abdominal deve ser de 85cm, no máximo) evite muito álcool e cigarros.

 

12- Evite, a todo custo, pessoas tóxicas, lembrando que não somos obrigados a nada. A partir do momento que a pessoa não quer ser ajudada, o problema passa a ser dela, e não seu.

 

13- Evite a fofoca, por mais saborosa e curiosa que ela seja. A pessoa nunca está presente para se defender, e se estivesse presente, o fofoqueiro hipócrita não estaria fofocando, porque todo fofoqueiro é um covarde em potencial. Evite este tipo de pessoas, poucos bons amigos já são suficientes para a tua felicidade mental e física.

 

14- Ame ou goste de todos mas não confie em ninguém. Para quem crê na Bíblia: "Maldito o homem que confia no homem..." Jeremias 17:5. O apóstolo Paulo fala sobre termos "afeição natural" pelos outros, não fingida. Não temos que adorar ninguém, mas gostarmos e termos afeição natural já são mais do que suficientes para o nosso coração sentir-se em paz. Lembre que há pessoas que não amam (e até abertamente admitem ter ódio) a si / de si mesmas. De novo, o problema não é seu!

 

15- Não se junte a quem não compartilha nada e somente te suga como uma verdadeira sanguessuga. Os bons relacionamentos estão se tornando cada vez mais raros. Por isso, compartilharmos tudo é essencial para o relacionamento ser duradouro (para os que ainda querem relacionamentos duradouros, isto é...). Com algumas exceções que se façam necessárias, os dois devem trabalhar e compartilhar tudo correspondentemente ao R$ de cada um.

 

16- Mesmo sendo difícil, não gaste naquilo que não for necessário. Ser um estoico nestas horas fará toda a diferença. Se você tem 10 calças jeans (o item mais comprado atualmente e disparadamente em todas as lojas de roupas), você precisa de mais 5 ou 6 para completar o teu guarda-roupa e ser mais feliz? Se o teu carro tem 5 anos e ainda está muito bom, precisa realmente trocar para impressionar quem tem inveja de você, só por vingança da inveja dele? Você se endivida com coisas que não precisa para agradar a quem não gosta de você e impressionar quem está nem ai para a tua vida particular. Finanças em dia (o máximo que puder) é salutar para deitarmos a cabeça no travesseiro e dormirmos o sono dos anjos. Tente sobrar dinheiro no teu mês, e não ao contrário.

 

17- Não cobre de ninguém (nem do teu amor) uma imediata resposta às mensagens vistas no WhatsApp e ele/ela mostrando estar "online" mas não te respondendo imediatamente, como deseja todo ciumento contumaz. Isso é uma neurose mundial que já destruiu muitos relacionamentos e casamentos. Há dezenas de histórias sobre isso e a pessoa se arrependeu amargamente de ter terminado o relacionamento por conta do "online": a mãe dele tinha morrido na mesma hora que "a retardada mental e ciumenta contumaz" mandou a mensagem. Ele foi ver a mensagem dela somente 2 horas depois de ter tratado no IML e o velório. Não perdoou a doida e não voltaram até hoje! E ele nem a deixou participar do velório da própria ex-sogra...

 

18- Com poucas e algumas exceções (morte na família, doenças etc) é você quem decide como será o seu dia, mesmo que esteja frio e chovendo e você ainda esteja cansado ao acordar. Quem vai decidir é você sobre estar triste (quando não há motivos aparentes para isso) ou alegre com as pessoas, sorrindo e saudando àqueles com quem você convive. O que passar disso é puro masoquismo de quem é fraco e "precisa urgentemente" de atenção e da famosa e maldita "validação social" . Este tipo de pessoa, se ele ou ela quiserem, devem procurar ajuda psicológica, médica e espiritual. Quem não quer ser ajudado (e a maioria tem ciência do próprio problema porque ninguém é retardado mental consciente para NÃO saber disso) vai ser responsável pelo próprio problema e "orienta-se" a não encher o saco dos outros que querem te ajudar.

 

19- Este item parece clichê: mas lembre-se que a maioria de nós não andamos em cadeiras de roda, não somos cegos, temos 2 pernas e 2 braços, somos mentalmente capacitados para o trabalho, estudamos (cada um estuda o quanto acha que deva), temos uma confortável cama para dormir, temos um teto (muitos de nós moram em ótimas e confortáveis casas e apartamentos), temos muita comida boa (por isso a maioria está fora do peso), muitos ainda têm pais e mães vivos (apesar de alguns não valorizarem essas joias preciosas), muitos têm filhos e filhas maravilhosos que apesar de todos os problemas sociais (dos quais eles não têm culpa porque não pediram para nascer) nós os amamos acima de tudo. Muitos dirigem bons carros, etc. Mas assim mesmo, muitos reclamam porque não têm roupas suficientes para ir a uma desgraçada e maldita festa, outras reclamam porque a unha quebrou e vai levar tempo para crescer novamente, outros reclamam que o filho mandou o coleguinha TNC e a diretora mimizenta veio encher o saco da mãe, como se isso fosse salvar a sociedade e escola dela, etc...

 

20- Creia em DEUS, independente de sua chamada "religião ou igreja", leia a palavra DELE. Se houver algo escrito erradamente nela, eis ai uma boa oportunidade pra você provar que ela está errada. Dizer que a Bíblia está errada e os filósofos corretos, só faz de você um idiota em potencial. Lembre-se de que muitos acreditam em fadinhas da floresta (aliás, o refrigerante SPRITE quer dizer "fadinha" - quando ela se prostituir, será chamada "fodinha"), outros acreditam em Elfos, outros acreditam na própria força, outros em deuses gregos como ZEUS, APOLO, alguns no místico irlandês duendes verdes (os famosos LEPRECHAUNS - sapateiro ou corpo pequeno na etimologia da palavra) "outros" somente na filosofia inventada por homens inescrupulosos, uns são politeístas por volição própria, outros são ateus por volição própria, também. Então, por que não acreditar na Bíblia?

 

21- Não emprestar dinheiro para "amigos" (temos algum, por acaso?) ou para parentes. Aqueles que usam o teu CPF para qualquer coisa financeira e não são teus amigos ou parentes falsos e depois não pagarem o empréstimo, vão fazer questão de perder uma amizade que nem havia entre vocês 2 para justificar o não pagamento do empréstimo. Vão ficar até felizes porque você ou ele se bloquearam nas redes sociais e o caloteiro não quer nem que o desbloqueie.

 

22- Não elogie demais as pessoas porque pessoas demasiadamente obsequiosas tornam-se chatas depois de algum tempo. Seja sóbrio e comedido nas palavras, elogiando quem mereça ser elogiado por algo que você achou legal na pessoa, mas sem exageros para não virar ou parecer "cantada barata". Tenha seus próprios segredos e mistérios, eles serão mais atraentes do que o teu puxa-saquismo por sede de "validação social".

 

23- Não dê palpite e nem a sua opinião naquilo que você não foi solicitado e nem foi chamado. Hoje em dia há memes no Brasil (aliás, o cérebro do brasileiro precisa ser estudado pela NASA, por tanta criatividade em tudo) que diz que se você quiser dar alguma coisa à alguém sem ela ter pedido, dê um pix, no maior valor possível, dai a pessoa aceitaria de bom grado. Opiniões e palpites furados para quem não solicitou de você, fará somente você pagar mico desnecessário e cair no ridículo.

 

24- Não se isole das pessoas quando for ofendido por alguém ou quando você "até" queira se vitimizar para chamar a atenção dos outros à sua mágoa, dando uma de coitadinho. Há pessoas que amam quando os outros sentem pena dele/a. Isso se chama imaturidade. A própria Bíblia em Provérbios 18:1 é clara quando diz: "Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria". Por isso, se socialize, procure os poucos e bons amigos para tirar do peito a dor. Se eles realmente são amigos, eles vão querer te ouvir.

 

25- Nunca diga que o teu PASSADO foi melhor do que o teu PRESENTE e que você sente saudades somente do teu passado. Tente achar no seu presente e no seu futuro a razão de ser feliz: hoje, provavelmente, você tenha família, filhos que você ama, viagens que você já fez, empregos que você já tenha gostado muito e ganhado razoavelmente bem, pais ainda vivos, irmãos com quem você se reúne em festas de famílias. Tantas coisas ainda lindas no seu presente e provavelmente no futuro: os filhos estão crescendo e você acompanhando todas as fases maravilhosas deles, mesmo quando te "derem o pé na bunda" e forem casar e viver as suas próprias vidas, ainda será futuro. Novamente, diz a Bíblia: Eclesiastes 7:10 - "Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta".

Fica a dica!

 

 

Paulo Eduardo Cardoso Pereira
Enviado por Paulo Eduardo Cardoso Pereira em 24/06/2024
Alterado em 29/06/2024

Site do Escritor criado por Recanto das Letras